• Anna Clara Fonseca

5 hits clássicos que você conhece provavelmente por causa do TikTok.

Atualizado: Fev 17

Em 2020 o mundo se rendeu a um aplicativo que até certo momento era conhecido pela vasta gama de vídeos de danças com coreografias bem pensadas ou imitações de pessoas famosas. Antes conhecido como Musica.ly e usado apenas para dublar pessoas, agora levando o nome de Tiktok, se tornou um dos maiores aplicativos do ano e veio para ficar. Sua fama ganhou ainda mais força na quarentena dando espaço para as pessoas conhecerem os recursos infinitos que o aplicativo proporciona, além de ser uma alternativa interessante para criação de conteúdos, saindo um pouco do foco do aplicativo ao lado. Os curtos vídeos conseguem trazer inúmeros assuntos e conteúdos riquíssimos capazes de nos ensinar algo a cada vídeo.


Foi com o Tiktok que algumas músicas foram ganhando reconhecimento, como foi o caso do single Play Date da cantora estadunidense Melanie Martinez, lançado em 2015, se tornou a música mais ouvida da cantora no Spotify com mais de 90 milhões de reproduções. O mesmo aconteceu com a canção Little Dark Age de 2018 da banda MGMT com mais de 100 milhões de reproduções no Spotify. Não podemos esquecer que o álbum Rumors da banda Fleetwood Mac, lançado em 1977, voltou a Billboard Hot 100 ano passado por causa do Tiktok. Ou seja, Tiktok fazendo tudo por todo mundo.


Na lista de hoje, listamos músicas oldies que estão ganhando reconhecimento no mundo dos jovens e voltando às paradas através do aplicativo. Vem com a gente:


Put Your Head On My Shoulder - Paul Anka


Escrita pelo canadense Paul Anka, Put Your Head On My Shoulder foi gravada em 1958 e lançada em 1959. Ele tinha apenas 15 anos quando a escreveu e mesmo assim foi um grande sucesso, garantindo o segundo lugar na Billboard Hot 100 naquele ano. O pop romântico que a sonoridade que a música traz nos proporciona uma experiência de quase estar voltando aos anos 50, o que a torna ainda mais especial. O carinho dos jovens pela música instigou a curiosidade dos mesmos e juntou com o single Streets de Doja Cat, tornou- se viral sem muito esforço.


Rasputin - Boney M

Se você não conhecia Boney M, não se preocupe que em algum momento desse ano você já os ouviu ou ainda irá ouvir. O grupo disco formado em 1970 foi um dos maiores daquela década, somando hits singles nas paradas mundiais com Daddy Cool, Ma Baker, Belfast, Sunny e a aclamada Rasputin, que atualmente é um dos principais hits do TikTok. Boney M era formado por três mulheres e um homem, Marcia Berret, Liz Mitchell, Maize Williams e Bobby Farrell. Juntos levaram a banda a acumular 18 discos de platina, 15 discos de ouro e mais de 100 milhões de discos vendidos ao redor do mundo. O álbum Nightflight to Venus de 1978 trouxe o single Rasputin para as paradas da europa, conseguindo espaço cativo na Alemanha, Áustria, Reino Unido e Suíça, também conquistando o #1 na Austrália. A composição da canção é uma referência sobre Gregori Rasputin, conselheiro e amigo do czar Nicolau II da Rússia, sendo descrito como um playboy e manipulador político.


Just The Two Of Us - Grover Washington Jr. ft. Bill Withers


Um dos criadores do gênero smooth jazz e jazzista estadunidense, Grover Washington Jr. ganhou o coração do público com o single Just The Two Of Us em 1981. Ao lado de Bette Davis Eyes de Kim Carnes e Morning Train (9 to 5) de Sheena Easton, o single conquistou o segundo lugar da Billboard Hot 100 nos EUA, brilhando por lá durante três semanas, o suficiente para marcar a década com sua melodia encantadora e romântica.


Careless Whisper - George Michael / Wham!


Participando da trilha sonora de Deadpool, Careless Whisper contém uma das melodias mais memoráveis da música contemporânea, sonoramente falando. É quase impossível não reconhecê-la assim que começa. O single foi lançado no álbum Make It Big da banda Wham! e se tornou sucesso de vendas, contabilizando mais de seis milhões de cópias ao redor do mundo, conquistando primeiros e segundos lugares nas paradas musicais dos anos 80.


It’s Tricky - Run-D.M.C


Um dos challenges mais famosos do TikTok é o famoso Isto ou Aquilo (This or That), onde cada participante escolhe seu lado conforme as opções vão sendo apresentadas. A canção que acompanha o desafio é It 's Tricky do Run-DMC, um dos grupos mais influentes da cena do hip-hop. O single foi lançado em 1987 no álbum Raising Hell, que levou a alcançar o #57 posição na Billboard Hot 100 e # 21 na Hot R&B/Hip Hop Songs. Além disso, não podemos esquecer da presença icônica da música na cena de As Branquelas no duelo de dança contra as irmãs Vandergeld.


Para completar a lista, fizemos uma playlist com outros hits que estão em alta com o advento da popularidade do aplicativo. Segue o fio!











Estamos ouvindo!

LEIA TAMBÉM

SIGA-NOS NO INSTAGRAM!

  • Twitter
  • Instagram
  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone Flickr
  • Pinterest
SIDETRACK