• Sidetrack

Gorillaz: 20 anos de sucesso e inovação

Por Anna Clara Fonseca e Leticia Lucena

Em 26 de março de 2001 era oficialmente lançada uma parceria incomum, mas muito bem sucedida: estamos falando do Gorillaz, banda virtual encabeçada pelo cantor, compositor e multiinstrumentista Damon Albarn e o cartunista Jamie Hewlett. A parceria começou a tomar forma quando ambos se conheceram em meados dos anos 1990, através de Graham Coxon, parceiro de Albarn no Blur, um dos projetos do cantor. Com o hiato da banda após o álbum “13”, de 1999, o Gorillaz passou a tomar forma.


Apesar de ter um nome tão influente por trás do projeto como o de Albarn, que também coleciona sucessos tanto no Blur, quanto em carreira solo ou em sua terceira banda, o The Good, the Bad and the Queen, o que fez o Gorillaz ganhar fama pelo mundo não foi o currículo de seu criador, mas sim o carisma e o plano de fundo montado para os verdadeiros integrantes da banda: Murdoc, 2-D, Russell e Noodle.


O início: Quem é quem?

2-D, o vocalista


Stuart Pot, ou 2-D, como é mais conhecido, cresceu em Crawley, no Reino Unido, é budista, não muito inteligente e sempre foi apaixonado por música. Em um encontro infeliz com Murdoc, 2-D acaba perdendo um olho (e não muito tempo depois perde o outro, também por culpa de Murdoc), e por isso a região de seus olhos é sempre escura. Além de vocalista do Gorillaz, ele também toca guitarra, teclado, violão, piano e escaleta na banda.



Murdoc, o líder


Insano, sádico e satanista, o baixista do Gorillaz passou boa parte da infância saqueando lojas e anos mais tarde buscou na música uma opção de se livrar do vício em álcool e drogas. O caminho de Murdoc se cruzou com o de 2-D quando o atingiu na cabeça com seu carro, fazendo-o perder um olho e entrar em estado vegetativo. Como punição, Murdoc foi sentenciado a prestar 10 horas semanais de serviços comunitários cuidando de 2-D, o que consequentemente levou o pobre coitado a sofrer outro acidente causado por Murdoc, lhe custando seu outro olho, mas que também o tirou do estado vegetativo. Com a consciência retomada, 2-D se revelou um músico talentoso, o que incentivou Murdoc a criar o Gorillaz.



Russell, o baterista


Russel Hobbs é um simpático muçulmano nascido e criado no Brooklyn, em Nova York. Após ser possuído por um demônio que o fez atacar seus colegas de escola, ele é expulso, exorcizado e transferido para uma escola pública, onde faz amizade com vários rappers da região. Posteriormente os rappers são mortos durante uma briga de gangues, e seus espíritos são hospedados na cabeça de Russel, o que faz com que ele tenha o talento de seus amigos para si. Tempos depois Hobbs se muda para Londres, onde acaba sendo sequestrado por Murdoc e em seguida se junta ao Gorillaz, sendo responsável pela bateria e percussão.



Noodle, a guitarrista


A princípio a formação do Gorillaz estava completa, com 2-D nos vocais, Murdoc no baixo, Russel na bateria e Paula Cracker, até então namorada de 2-D na guitarra. O que ninguém sabia era que Paula e Murdoc tinham um affair, que foi descoberto por Russel, rendendo um nariz quebrado para o baixista e um “convite” para a guitarrista se retirar da banda. No dia seguinte, surge na porta do Kong Studios, lar da banda em Londres, uma caixa enviada de Osaka, no Japão, e dentro dela havia uma menininha com amnésia que falava apenas uma palavra: Noodle. E assim ela foi batizada.



O Álbum


O álbum de estreia em 2001 apresentava ao público qual seria a sonoridade da banda. As melodias, que se reinventava a cada faixa, moldou ainda mais o caráter sonoro e conceitual que Damon tinha preparado para o futuro. Apostaram em sintetizadores, rap, hip-hop, música eletrônica, rock, entre outros. Também tem até música latina. Eles não estavam brincando em serviço. Foi misturando todos esses gêneros que fizeram história no cenário musical daquele ano.


O início de Re-Hash e 5/4 flertam com o eletrônico alternativo ao lado de vocais limpos. A melancolia de Tomorrow Comes Today foi originada inicialmente ao Blur, porém com algumas modificações se tornou ideal para a banda virtual combinando com o trip hop da canção. Após New Genius (Brother) conhecemos o primeiro single do álbum e o carro-chefe do disco. Em parceria com o rapper norte-americano Del The Funky Homosapien, Clint Eastwood nasceu. Eastwood é considerado um dos maiores atores do cinema. Nos anos 60 protagonizou a trilogia western “Trilogia do Homem Sem Nome” dirigida por Sergio Leone, tornando-se um marco da sétima arte. O tema de ‘Três Homem em Conflito’ (The Good, The Bad and the Ugly) pode ser ouvido subliminarmente durante a música, uma vez que Damon sempre está disposto a trazer inovações ou simplesmente fazer misturas não convencionais que dão super certo no final. Deu tão certo que a revista NME incluiu em “uma das 150 melhores músicas dos últimos 15 anos”.



O sax de Rock The House é acompanhado com o rap alternativo de Del The Funky Homosapien, John Dankworth em colaboração com 2-D e Murdoc. Em 2002, umas das músicas mais tocadas nas rádios brasileiras foi 19-2000. Alcançando posições expressivas no Reino Unido e Estados Unidos e sendo tema principal do jogo Fifa em 2002, revelava que o conceito singular e sonoro do Gorillaz estava sendo apreciado com carinho pelo público e pela crítica.


A universalidade musical focada em desenvolver novas roupagens para gêneros bem estabelecidos trouxe inúmeros fãs ao redor do mundo. O disco vendeu mais de 7 milhões de cópias, os colocando no Guinness Book como Banda Virtual de Mais Sucesso. A crítica abraçou o projeto com reviews positivas. Podemos encontrar o álbum em listas de melhores álbuns do ano, além de ter sido incluído no livro 1001 Discos para Ouvir Antes de Morrer.




OUÇA GORILLAZ:


Estamos ouvindo!

LEIA TAMBÉM

SIGA-NOS NO INSTAGRAM!

  • Twitter
  • Instagram
  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone Flickr
  • Pinterest
SIDETRACK