• Lukas Ramos

DESCUBRA: Summer Walker, a nova sensação do R&B americano


Com seu debut Over It, Summer Walker quebra recordes de streams e torna-se a nova sensação do R&B americano. (Créditos: Raen Badua/Billboard)

Dentre os recentes lançamentos do R&B, o álbum Over It, da Summer Walker, é um dos principais destaques. O disco de estreia da cantora foi lançado no dia 4 de outubro e debutou na 2ª posição da Billboard 200, a principal parada de álbuns dos Estados Unidos, ficando atrás do disco The 1st Mini Album , do grupo de K-Pop SuperM. O álbum vendeu cerca de 134 mil cópias, tornando-se a melhor estreia para um álbum R&B dos últimos três anos, e contabilizou mais de 154 milhões de audições, conquistando o título de maior semana de stream para um álbum R&B feminino.



Os resultados obtidos por Summer Walker são frutos do bom trabalho desempenhado pela cantora ao longo dessa década. Natural de Atlanta (Geórgia - EUA), a cantora de 23 anos começou a cantar ainda na adolescência. Aos 15 anos, inspirada por Erykah Badu, Amy Winehouse e Marvin Gaye, colocou seus primeiros vídeos no Vine, até que, em 2016, decidiu fazer upload dos seus covers no YouTube.


Um dos seus virais foi um mashup das músicas Fake Love, Black Beatles, Pony e Yes, de Drake, Rae Sremmurd, Ginuwine e Beyoncé, respectivamente. O cover é um dos vídeos mais populares do seu canal, tendo mais de 500 mil visualizações. Seu som sensível e afetivo logo chamou atenção e rendeu a ela um contrato com a LVRN, gravadora associada a Interscope Records e responsável por artistas como Jhené Aiko e 6LACK.



No último ano, ela tornou-se uma das principais estrelas em ascensão do R&B, graças a sua voz emotiva e capaz de transmitir toda a passionalidade das relações amorosas, tanto as prazerosas quanto as conflitantes. Esse sentimentalismo foi transmitido em seu breakout hit Girls Need Love, lançado em julho de 2018. O single fez parte da mixtape Last Day of Summer e foi o principal trabalho desse álbum, chartando no top 10 da US Hot R&B Songs. Com o crescente sucesso, a música tornou-se uma das queridinhas de Drake, que propôs um remix para a canção. A nova versão foi lançada em fevereiro deste ano, com os versos do rapper canadense, impulsionando o single para um #37 na Billboard Hot 100.



Depois do sucesso de Girls Need Love, Summer continuou seu caminho para grandeza. O single seguinte alcançou posições ainda maiores. Abrindo os trabalhos oficiais do seu álbum de estreia, Playing Games, em parceria com Bryson Tiller, chegou a 16ª posição da Hot 100.


Summer Walker instiga por apresentar um R&B versátil, que por muitas vezes é introspectivo, mas consegue transbordar uma vibe envolvente e afável. Além disso, fica ainda mais fácil cair de amores por ela graças a suas composições puras e honestas, em que ela preza por por expor suas reais emoções a cada faixa feita, ganhando a confiança e criando conexão com seus fãs.


Capa do álbum Over It, disco de estreia da Summer Walker.

A pureza e autenticidade das suas composições foram valorizadas pela crítica, com o lançamento do álbum Over It. Com nota 7.2 da Pitchfork, o site elogiou o álbum por soar “irresistivelmente fresco, confuso e humano”. A NME enalteceu a honestidade deixada por Walker. “Este é um álbum de emoções relacionáveis e mistas, o narrador promíscuo em um minuto e fiel no próximo. Esse é um registo de emoções complexas, tratadas com uma leveza de toque que garante muita diversão”, pontuou. A Forbes também aclamou o potencial de Summer e suas escolhas inteligentes na construção do disco. “Há algo para todos em Over It. [...] Ela explora o R&B contemporâneo de várias maneiras diferentes e estabelece firmemente seu lugar no gênero à medida que sua carreira decola”, declara a revista.


Para conhecer mais do trabalho de Summer Walker, acompanhe-a pelas redes sociais, com a @summerwalker (Instagram) e @IAMSUMMERWALKER (Twitter). Além disso, não esqueça de ouvi-la nas plataformas digitais.



LEIA TAMBÉM

SIGA-NOS NO INSTAGRAM!

Estamos ouvindo!

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Flickr

© Sidetrack Magazine