LEIA TAMBÉM

  • Letícia Lucena

DMA'S: Rock britânico feito na Austrália


© Fiona Garden para NME Australia

Não é novidade que a cena do rock de Manchester nos anos 1990, que trouxe bandas como The Stone Roses, The Verve e Oasis inspirou e ainda inspira bandas de gerações posteriores, não só na Inglaterra, como também no mundo inteiro. E entre elas está o DMA'S.


Formada em 2014 em Sidney, o trio é formado por Tommy O'Dell (vocais), Johnny Took (guitarra/violão) e Matt Mason (guitarra), onde todos os membros participam do processo de composição das canções. O debut single do trio, intitulado Delete, foi lançado ainda em 2014 por uma australiana de pequeno porte. O single foi recebido por público e crítica de forma extremamente positiva, levando a banda aos charts e playlists de muitos ouvintes, principalmente no Reino Unido.


Capa do álbum "Hills End"

Após um EP lançado em 2015, a banda conseguiu um contrato com uma gravadora na Inglaterra, e com ela lançou seu álbum de estreia no início de 2016. Hills End conquistou o público mais próximo da cena do rock alternativo, entretanto, apesar de opiniões de certa forma positivas de veículos especializados, diversas críticas mostraram subestimar o potencial do grupo. Para a Consequence of Sound, Hills End é "um pico precoce [para a banda], mas que não deixa de ser um material confortável, convidativo, e um tanto viciante". O The Guardian, um dos veículos mais importantes do Reino Unido, além de rotular a banda como o "Oasis australiano", afirma sobre o álbum que "tudo está no lugar certo, mas quem é que se impressiona com competência?". Por último, segundo a Paste Magazine, "Hills End é uma estreia impressionante para um grupo que originalmente começou principalmente como um coletivo de compositores do que como um ato performático".


Capa do álbum For Now

Pouco mais de dois anos depois, em abril de 2018, o DMA'S retorna ao lançar seu segunda álbum, For Now. O novo projeto levou a banda para os palcos de vários dos festivais mais importantes do verão britânico, como o TRNSMT Festival na Escócia, Reading & Leeds e Isle of Wright Festival, na Inglaterra. Além dos festivais, o trio também entrou em turnê abrindo os shows do Noel Gallagher's High Flying Birds e Liam Gallagher pelo Reino Unido em junho e novembro de 2019, respectivamente. Neste meio período, a banda também fez sua própria For Now Tour, passando por Reino Unido, Europa e Austrália.


Às vésperas de lançarem o terceiro disco, The Glow, (antes previsto para o próximo 24 de abril, porém adiado para o dia 10 de julho por conta da pandemia de COVID-19), o guitarrista Johnny Took lançou com seu projeto paralelo, chamado BIG TIME, a faixa It's You. Ao ser perguntado sobre uma possível pausa do DMA'S por conta do novo projeto, ele comenta que "o DMA'S só está começando", e que se trata apenas de um lugar onde ele pode tocar e compor canções com seu irmão, com quem toca há anos. A faixa é dançante e cativa com facilidade, mostrando potencial em relação ao duo mesmo que não haja a intenção de se tornar algo maior.

Bônus: Se você curtiu e quer conhecer mais, aqui estão cinco músicas para começar a escutar:


1. Believe (Cover)

Ao participar do quadro "Like A Version" da rádio australiana Triple J, que já teve interpretações de bandas como HAIM e Catfish and the Bottlemen, o DMA'S apresentou essa (incrível, devo dizer) versão de Believe, sucesso de Cher. O cover conquistou certificado de ouro na Austrália, e é a canção mais reproduzida da banda no Spotify.


2. The Plan

Essa música faz parte do primeiro projeto lançado pela banda, o EP autointitulado DMA'S, que além de The Plan, ainda conta com outras 4 faixas.


3. In The Moment

In The Moment foi o terceiro single do Hills End, lançado uma semana antes do álbum completo ser disponibilizado em fevereiro de 2016.


4. Do I Need You Now?

A canção lançada em 2018 já soma mais de 5 milhões de reproduções no Spotify, sendo uma das mais ouvidas do álbum For Now.


5. Silver

Silver foi a eleita para ser o lead single do novo passo na carreira do DMA'S, o álbum The Glow, e o próximo single que está previsto para lançar na próxima sexta-feira (17). A faixa mostra uma mudança na sonoridade da banda, que começa a explorar mais instrumentos em suas canções, despertando a curiosidade dos fãs sobre o que está por vir no próximo mês de julho.


SIGA-NOS NO INSTAGRAM!

Estamos ouvindo!

  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Flickr

© Sidetrack Magazine