• Anna Clara Fonseca

Dramas coreanos da Netflix que valem a sua atenção

A Coreia vem ensinando para a sociedade como investir em cultura pode mudar o mundo. O soft power do país (influência sobre outros países através de meios culturais e ideológicos) cresceu drasticamente nos últimos anos com a ascensão da popularidade artística refletida na música e produções audiovisuais. O maior exemplo desse sucesso foi a visibilidade bastante expressiva do filme Parasita em 2019. O resultado, inteiramente orgânico, o deixou ser conhecido pelo famoso Q.I (quem indica). As pessoas assistiam o filme e indicava a alguém, que esse alguém indicava a outras pessoas, e por assim vai.


O efeito cascata aconteceu novamente esse ano, agora, com um drama coreano. Com apenas 8 episódios, Squid Game (Round 6) conquistou a atenção do mundo rapidamente, se tornando a série mais assistida da história da Netflix. O drama acompanha jogadores falidos competindo em jogos infantis extremamente letais para conseguir o prêmio bilionário.


Além da música e cinema, os dramas coreanos tem um espaço bastante estabelecido na cultura do país. A população brasileira abraçou os dramas como ninguém, garantindo o terceiro lugar no mundo que consumiu dramas durante a pandemia e o primeiro nas Américas com o maior aumento de audiência. Através da Netflix, fansubs, Viki, Kocowa, que esse número cresce a cada dia. E continuará crescendo! Foi confirmado no evento Disney+ APAC Content Showcase que o streaming iniciará adicionando dramas na plataforma. O romance ‘Snowdrop’ estrelado por Jung Hae-in e Jisoo, integrante do grupo feminino Black Pink e o romance adolescente ‘Rookie’ estrelado por Kang Daniel são alguns dos projetos confirmados pela Disney Plus.


Squid Game é um drama impressionante, mas longe de ser o único que deve ser assistido. Hoje iremos indicar títulos de diferentes gêneros que podem ser alternativas interessantes para apreciar naquele momento que deseja conhecer algo novo. Todos podem ser encontrados na Netflix!


A Caminho do Céu (Move To Heaven) - 2021


Episódios: 10

Título original: 무브 투 헤븐

Roteiro: Yoon Ji-ryeon

Direção: Kim Sung-ho

Gêneros: Drama, família


A empresa Move To Heaven trabalha como ‘limpadores de traumas’, que basicamente seria cuidar e organizar os itens de pessoas que vieram a falecer. Jeong-woo é o dono da empresa junto com o filho, Geu-ru (Tang Joon-Sang), um jovem portador da Síndrome de Asperger. Após a morte de Jeong-woo, o ex-presidiário e tio de Geu-ru, Sang-gu (Lee Je-Hoon) se torna guardião legal do sobrinho e juntos passam a tomar conta da empresa, conhecendo um ao outro durante o processo. A cada episódio descobrimos junto com os personagens a história de vida dos falecidos, memórias nunca compartilhadas e fatos suprimidos. É o drama perfeito para aqueles que gostam de enredos sensíveis e emocionantes.


Curiosidade: O ator Lee Je-Hoon ganhou como Ator do Ano no Asia Contents Awards 2021 pelo seu trabalho como Sang-gu em Move To Heaven.



Strangers From Hell - 2019


Episódios: 10

Título original: 타인은 지옥이다

Roteiro: Jung Yi-do

Direção: Lee Chang-hee

Gêneros: Thriller psicológico.



Recém formado na faculdade, Jong-woo (Im Si-wan) consegue uma oportunidade para trabalhar em Seoul através de seu colega veterano. Ao chegar na capital, percebe que não tem sorte em conseguir um lugar para ficar. Todos fora do orçamento de Jong-woo. A pensão do Éden foi a única alternativa possível para ele, porém os habitantes da pensão é um dos motivos dele não querer ficar ali por muito tempo. Baseada no webtoon homônimo, Strangers From Hell entrega o suspense perfeito, repleto de personagens marcantes e atuações de tirar o fôlego (sério, gente).



Navillera - 2021


Episódios: 16

Título original: 나빌레라

Roteiro: Lee Eun-mi

Direção: Han Dong-hwa

Gêneros: Drama, para chorar muito.



Deok-chul (Park In-Hwan) é um senhor de 70 anos e o seu maior sonho é dançar ballet, principalmente O Lago dos Cisnes de Tchaikosvky. Um dia, ele vê o jovem bailarino Chae-rok (Song Kang) dançando e pede que o jovem o ensine. Navillera nos ensina a acreditar em nossos sonhos da forma mais genuína que existe. Mostra que adversidades e pessoas indo contra sempre vão estar no caminho, mas só você pode fazer dar certo. Temos um texto completo falando sobre o drama! Você pode conferir clicando aqui :)



Something In The Rain - 2018


Episódios: 16

Título original: 밥 잘 사주는 예쁜 누나

Roteiro: Kim Eun

Direção: Ahn Pan-seok

Gêneros: Drama, romance.



Jin-ah (Son Ye-Jin) reencontra o irmão da melhor amiga, Joon Hee (Jung Hae-in), e percebem que algo especial pode nascer com aquela relação. Estão prontos para enfrentar qualquer coisa, inclusive a vista grossa da sociedade. O romance maduro entre Jin-ah e Joon Hee é diferente de todos os dramas de romance. Ambos não fazem joguinhos, não perdem tempo com projeções futuras incertezas, vivem a única que tem: o presente.



Abismo Mágico (Abyss) - 2019


Episódios: 16

Título original: 어비스

Roteiro: Moon Soo-yeon

Direção: Yoo Je-won

Gêneros: Fantasia, comédia e drama.



A fantasia de Abismo Mágico é baseada na história de Cha-Min (Ahn Hyo Seop) e Go Se-yeon (Park Bo-young). Após morrerem em situações infortúnios, descobrem que tiveram uma segunda chance através de uma esfera mágica chamada ‘Abyss’, porém agora em corpos totalmente diferentes. Eles decidem resolver questões mal resolvidas que afetaram diretamente em suas mortes. Apesar de ser um drama de fantasia, Abismo Mágico traz reflexões sobre recomeço e luto. Desconstruir ideais preconceituosos, viver na pele aquilo que uma vez já foi uma questão interna ou então julgar sem saber.



Manual do Presidiário - 2017


Episódios: 16

Título original: 슬기로운 감빵생활

Roteiro: Jung Bo-hoon

Direção: Shin Won-ho

Gêneros: Drama, comédia e família.



Lembram do Sang-woo de Squid Game? Em Manual do Presidiário, Park Hae Soo vive o astro do Baseball nacional, Kim Je-Hyeok. Quando está prestes a assinar com o famoso time do Boston Red Sox, seus planos são interrompidos ao ser preso por violentar o cara que tentou estuprar sua irmã (absurdo porém verdade). Chegando na prisão, descobre que seu amigo de infância é agente presidiário. Acompanhamos a estadia de Je-hyuk, uma realidade totalmente distante da sua, permitindo também que o personagens com história de vida totalmente diferentes de Je-hyuk. O espectador também vai conhecendo as nuances do protagonista e seu carisma espontâneo que faz a gente gostar e torcer por ele a todo momento. O drama é o mix perfeito entre drama e comédia. Uma hora você está chorando de emoção e em outra chorando de rir. Sempre uma boa pedida.


E você? Gosta de dramas? Já conhecia algum da lista?


Fonte: 1



Estamos ouvindo!

LEIA TAMBÉM