• Lukas Ramos

Renan Cavolik canta seus amores para conquistar o pop brasileiro



Depois de fazer seu nome no YouTube, passar pelas telas da Rede Globo, Renan Cavolik agora quer brilhar no palco do pop nacional. Provavelmente, você já deve ter ouvido esse nome ou sua voz por aí, seja pelas redes sociais ou pela televisão.


Renan foi destaque no The Voice Brasil, com sua versão de K.O. (Pabllo Vittar). (Créditos: Globo.com)

O jovem natural de Jundiaí, interior de São Paulo, canta desde os 3 anos, mas a música começou a ganhar tons mais sérios quando ele passou a fazer vídeos para o YouTube. No ano passado, ele foi destaque no The Voice Brasil, com uma das audições mais comentadas pelas mídias sociais. No reality, ele ganhou uma vaga no Time Teló, graças à sua versão de K.O. (Pabllo Vittar). Mesmo sendo eliminado nas batalhas, ele saiu do programa com a profecia de Ivete Sangalo, que o colocou como "o futuro do pop brasileiro".


Num bate-papo com a Sidetrack, Renan nos detalhou sobre como essas experiências o ajudaram a se preparar para essa nova fase da carreira. "A minha construção como artista começou a partir do primeiro vídeo/ música que cantei no canal e enquanto eu puder criar, ela vai continuar existindo. Ter passado pelo The Voice Brasil foi um grande momento de entender o lado que meus fãs e ouvintes esperavam de mim, tudo isso cantando músicas de outros artistas, achei incrível! Só potencializei a minha verdade e perdi o medo de mostrar quem eu realmente era, dentro e fora da música".


Para conquistar os fãs do pop nacional, Cavolik preparou uma trilogia de singles para esse ano. Em 24 de maio, saiu a primeira música, Colo. Renan aposta num som e estilo totalmente diferente dos seus trabalhos anteriores. Ele conta que essa é a sua versão mais autêntica. "Esse é o Renan que eu sempre quis ser. As outras músicas são extremamente necessárias para justificar e afirmar o caminho que tive até aqui, entende? Me vejo agora mais seguro, pronto pra cantar sobre meus amores, minhas transas, meus desencantos e tudo isso é só o começo do que planejei".



O segundo e mais recente single foi liberado em 6 de setembro. Hora H dá sequência à história iniciada em Colo, além de contar com a participação da dupla de drag queens Armário de Saia (conhecidas pelos seus vídeos no YouTube). Para ele, essa música "traz a parte mais quente do amor, o sexo sem barreiras e desafiando a imaginação de quem escuta".



Renan explica esse conjunto de singles representam um passo para emancipação de tudo que possa prender sua sexualidade e seus desejos mais profundos. "Trazer uma proposta mais sensual, trabalhando a inserção do amor LGBT, é um desafio que me propus em cada ponto do meu som e estilo", conta. Ademais, ele fala que também que quer fazer um "pop fluído e livre". "Não quero me encaixar em uma caixinha, assim como aqueles que estão o tempo todo tentando nos encaixar em algo, seja na sexualidade ou em pautas mais profundas da vivência humana", complementa.


"Trazer uma proposta mais sensual, trabalhando a inserção do amor LGBT, é um desafio que me propus em cada ponto do meu som e estilo", conta Renan Cavolik

Sobre suas referências, Renan conta que é fã assíduo de música pop e que a descoberta de novos sons instiga a sua produção. "Conheço novos artistas diariamente e aproveito pra 'devorar' o trabalho de todos. Estamos vivendo um momento em que a produção de novos conteúdos é muito mais acessível e possibilita um oceano de referências". No cenário nacional, ele destaca três nomes do pop atual como inspiração para seus trabalhos. "Me encontro viciado na naturalidade artística da Mc Tha, no vocal impecável da Gloria Groove e no poder de transformação da Luisa Sonza", pontua o jovem.


Apesar do último single ter saído a pouco tempo, Renan não para e adianta para nós alguns dos próximos passos da sua carreira. "Temos o clipe pra Hora H e precisamos de um 'fim' pra história que começamos em Colo, né?! Então, até o fim de 2019, teremos mais um single e clipe". Mas, para 2020, ele prefere fazer mistério, mas deixa pista de que algo maior está a caminho. "Só posso dizer que conhecerão ainda mais quem é Renan Cavolik", afirma.


Se você curtiu o trabalho e o som do Renan, você pode segui-lo nas redes sociais pelo @renancavolik (Twitter e Instagram). E, não esqueça de deixar seu stream nas plataformas digitais.



  • Preto Ícone Instagram
  • Preto Ícone Spotify
  • Preto Ícone Twitter
  • Preto Ícone Pinterest
  • Preto Ícone Flickr

© Sidetrack Magazine