• Thais Ferraz

[REVIEW] VOCÊ SABE QUEM É JOHO?

Se vocês nos seguem há um tempo, sabem que acompanhamos e já trabalhamos com os meninos da Stolen Byrds tu, uma banda muito massa de Maringá, PR, não é mesmo? Pois bem, a novidade é que dia 11 de dezembro, o guitarrista da banda, João, lançará seu projeto solo, o EP 1995, sob o nome JoHo, com três músicas compostas, produzidas e cantadas por ele no período de quarentena.


foto: Luiza Faquinello

Tivemos acesso ao material antes do lançamento para trazer para vocês nossas primeiras impressões. São três faixas e, já adiantando, o rapaz tem potencial! A primeira faixa é Hábitos, e parece que estamos adentrando no quarto do universo muito particular de JoHo, que ele preparou para visitas. O som é intimista e o resultado, uma mistura sintetizadores com sons de xilofone e coros em uma melodia quase de canção de ninar, é uma viagem, talvez para dentro, talvez para fora, você decide (e pode contar aqui pra gente, tá?).


foto: Luiza Faquinello

A segunda faixa que ouvimos é Interior e, mais uma vez, traz sintetizadores, mas agora, a presença de uma linha de baixo mais marcante indica uma influência oitentista que não estava na primeira música. Aqui os vocais de JoHo têm um reverb que lembra um pouco o que Cazuza também tinha, confirmando a influência oitentista. Porém, influências à parte, dá para entender o som do artista como um pouco mais reflexivo, talvez resultado do próprio contexto do processo criativo: pandemia e isolamento. Percebemos um florescer artístico de quem está se descobrindo e projetando o - ironicamente - interior para fora.

E por último, mas não menos importante, temos A Primeira Parte. Esta, diferente das outras faixas, é totalmente instrumental e evoca um sentimento nostálgico, introspectivo e aconchegante. A música tem um quê de espírito natalino, talvez quem tiver sido criança nos anos 90 e assistido aos filmes clássicos de Natal da época vá entender a sensação também. É mais um som rico em nuances melódicas, daquele tipo que se ouve de olhos fechados curtindo o silêncio entre as notas e pensando sobre o universo.


foto: Luiza Faquinello

O primeiro trabalho solo de JoHo traz, para além da experiência como músico na Stolen Byrds, toda uma sensibilidade e reflexão interiores do artista João, que se desnuda frente aos ouvintes e constrói sua própria identidade musical. O EP 1995 estará disponível em todas as plataformas digitais no dia 11/12.

Estamos ouvindo!

LEIA TAMBÉM

SIGA-NOS NO INSTAGRAM!